A relevância da segurança do trabalho em sua empresa

Atualmente, a sociedade enfrenta um momento de recessão econômica, uma crise sem precedentes. Com isso, a geração de empregos em vários setores vem sendo preenchido quase que desproporcionalmente para o número de desempregados no país. Com isso, é normal que quando conseguimos alguma oportunidade de emprego, temos que nos contentar com trabalhos que muita das vezes expõe a nossa vida a perigos inevitáveis. Será?

A resposta é muito simples. Há sim muitas maneiras de nos proteger e preservar nossos bem mais precioso: a vida. Isto só é possível, graças a aplicação de um setor ou departamento específico dentro de grandes empresas, essa categoria atende por: Segurança do Trabalho. Porém, a problemática nesses tempos difíceis são que as pequenas e médias empresas enxergam esse departamento com desdém, e quando sobreposto dentro do patrimônio empresarial é pelas exigências da lei ou a visão ampla da diretoria que vêm potencial nesta atividade.

Mas, o que Segurança do Trabalho traz de benefícios para sua empresa? Bem, inúmeros. Por exemplo: quando um funcionário se fere gravemente no ambiente de trabalho. É necessário transportá-lo, dependendo da gravidade do acidente, é preciso que ele se afaste, sendo que os primeiros 15 dias do afastamento a empresa paga o funcionário. Também, se mostra necessário, contratar um trabalhador temporário para substituir o empregado acidentado. Isso acaba gerando uma despesa considerável, mas, com o surgimento da Segurança do Trabalho podemos driblar todos esses problemas e até mesmo os futuros. Esse âmbito é como se fosse um investimento no bem-estar dos indivíduos dentro de sua empresa. Pois, a medida que você investe na saúde, na vida de seus colaboradores, o ambiente adquire um ar gentil, leve e solidário, deixando seus funcionários engajados e valorizados, aumentando assim a qualidade de seu serviço. Adquirindo assim, uma relação amistosa entre empregado e patrão. Ou seja, o ramo da Segurança não se limita apenas a prevenção de acidentes, mas, na qualidade de vida no seu negócio.

Geralmente, os profissionais que atuam nesta área são:

  • Médico do Trabalho
  • Engenheiro de Segurança do Trabalho
  • Enfermeiro do Trabalho
  • Técnico de Segurança do Trabalho
  • Auxiliar de Enfermagem do Trabalho

Como podemos observar, a Segurança do Trabalho tem se mostrado de extrema importância sobre o mundo do Trabalho. Ajudando a você, empregador, a investir na saúde, segurança e numa relação amigável dentro dos domínios da empresa, fortalecendo vínculos e familiaridade no ambiente de Trabalho!