Como funciona o sistema de alarme de incêndio?

O sistema de alarme de incêndio é um conjunto de equipamentos que trabalham em grupo para realizar a detecção de incêndios e alarmar sobre a emergência que existe em determinada edificação. Este sistema deve possuir, obrigatoriamente, uma central de alarme de incêndio que age como o “cérebro” do sistema e tem a função de receber as informações de todos os dispositivos de detecção e alarme que nela estão ligados e, caso algum destes dispositivos seja acionado, a central de alarme de incêndio mostra o local onde dado dispositivo acionou, indicando que possivelmente existe uma situação emergencial naquele local.

Esta central de alarme de incêndio deve se vigiada 24 horas por dia, podendo ser essa vigília através de uma pessoa que terá a responsabilidade de checar fisicamente uma possível situação emergencial (como exemplo pode-se citar o porteiro, funcionário da segurança, responsável técnico, etc.) ou a vigília pode ser remota, através de equipamentos eletroeletrônicos ligados diretamente na central de alarme de incêndio. (como uma unidade discadora que ligará para alguns números de telefone no caso da central indicar uma situação emergencial).

Existem diversos tipos de dispositivos de detecção, alarme e automação que são ligados diretamente na central de alarme de incêndio. Os mais comuns são: Detectores de Fumaça, Detectores de Temperatura, Detectores de Chama, Detectores de Gás, Acionadores Manuais de Alarme de Incêndio, Sirenes, Sirenes Audiovisuais e Alertas Visuais.

Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, quando os detectores ou botoeiras de alarme de incêndio fazem parte de um sistema de alarme de incêndio e são ativados por fumaça, ou por um acionamento manual da botoeira, por exemplo, normalmente os mesmos ativam diretamente uma sirenes de forma simultânea ou setorizada, dependendo da programação da central, que é quem controla as sirenes. Os dispositivos acionados primeiramente eles enviarão um sinal para a Central de alarme de incêndio dizendo que em dado local existe um acionamento de alarme.

 A central também pode ativar ou desativar automaticamente em caso de alarme portas e catracas eletrônicas, bombas hidráulicas e de ventilação, etc.