Prevenir incêndio

Incêndio x Prevenção

O ano de 2017 tem sido marcado por inúmeros eventos de incêndio na região de Campinas, ocorridos não só em residências, mas também em indústrias e Galpões logísticos. Todos esses eventos têm causado uma perda considerável às famílias de um modo geral. A de se pensar que quando se fala em prejuízo, deva se pensar que esse não é apenas do patrimônio material, mas também da perda de emprego de inúmeros colaboradores que perderam sua colocação de onde vinha o sustento de toda sua família.

Quando se deixa de pensar em prevenção de perdas matérias, também não é pensado na possível perda de vidas, considerando se muito mais a “economia” do valor que não é investido em manutenção preventiva e corretiva. Nas residências nem sempre se observa o tempo de validade de mangueiras do botijão de gás GLP, na bitola exata dos cabos de energização das moradias, na quantidade adequada de tomadas em todos os cômodos e não é diferente nas empresas tanto comercial, logística e industrial. A mentalidade não prevencionista, prefere economizar na não elaboração de projeto e implantação de instalações elétricas ideal a demanda; preocupam se apenas em ter um projeto de incêndio aprovado no Corpo de Bombeiros, porem nem sempre o executam com exatidão e de acordo com as normas técnicas vigentes. Muitas vezes os sistemas de Detecção e combate a incêndio são implantados e nunca mais recebem a atenção necessária em sua manutenção fazendo com que no momento do sinistro o sistema não seja acionado adequadamente pelos seus dispositivos de alarme e combate. O tempo de propagação do fogo é muito rápido, questão de segundos, pode ser tarde demais para tentar salvar alguma coisa ou até mesmo vidas.

Devera se observar em todas as áreas uma mentalidade prevencionista, nas escolas desde a infância as crianças necessitam aprender a evacuação de ambiente, causas e agentes causadores de incêndio, quem sabe assim a mentalidade brasileira quanto a prevenção venha melhorar um pouco para quando chegarem nas empresas manter em ordem todo o Sistema de alarme e combate a incêndio.

Posso citar aqui, que nas grandes indústrias em sua maioria multinacionais comandadas por pessoas de outra nacionalidade, as ações prevencionistas são adequadamente mantidas como prioridade pela consciência da defesa de um patrimônio maior: “vidas!”

Em caso de incêndio ligue 193 (Corpo de Bombeiros).

Corpo de Bombeiros de São Paulo
www.corpodebombeiros.sp.gov.br

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
www.bombeiros.mg.gov.br

Corpo de Bombeiros do Espírito Santo
www.cb.es.gov.br

Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
www.cbmerj.rj.gov.br
Autor: Marisa Ferro – Técnica Segurança do Trabalho
Fonte: Experiência com Incêndios